Festas e Romarias

Das muitas festas e romarias que se realizam no concelho, onde se mistura o sagrado e profano, destacam-se as romarias da Senhora da Saúde, da Senhora do Desterro e da Senhora da Ouvida.

A romaria à Senhora da Saúde da Serra, que se realiza nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, é das mais conhecidas e concorridas do distrito de Aveiro. Esta devoção é um exemplo de invocação visual, tão comum na religiosidade popular. A capela, na Serra do Arestal, no lugar de Gestoso, S. Pedro de Castelões, hoje muito oculta pelo arvoredo que a circunda, era um ponto visível para os pescadores e mareantes, que à Senhora recorriam nos momentos de aflição, pelo que não é de estranhar que seja grande a devoção entre as populações do litoral. Assim, dos três dias em que decorrem os festejos, os dois primeiros são, por tradição, destinados aos romeiros vindos de longe, sendo o dia 15 essencialmente para as gentes das redondezas.

A romaria da Senhora da Ouvida, a mais antiga do concelho, tem lugar na Capela da Senhora da Ouvida, em Viadal, Cepelos, situada num ponto alto da freguesia e inserida num parque de lazer e ocorre nos princípios de Abril, a ela afluindo muitos romeiros.

As festividades mais conhecidas são:

  • As festas do município, dedicadas a Santo António, seu padroeiro, que se realizam a 13 de Junho;
  • As festas Setembrinas em Macieira de Cambra, nos inícios de Setembro, em data próxima ao dia 8, dedicado no calendário litúrgico a Nossa Senhora da Natividade, padroeira da freguesia;
  • A Semana Cultural de S. Pedro de Castelões, com festa religiosa dedicada ao orago da freguesia, São Pedro Apóstolo, a 29 de Junho.