Traços d’Outrora

A Traços d’Outrora — Turismo Rural, Lda, propriedade dos sócios Isabel Fonseca e Horácio Pereira, localiza-se na aldeia do Trebilhadouro, situada no concelho de Vale de Cambra e perdida nas encostas da Serra da Freita.

Paisagem

Quem chega ao Trebilhadouro sente-se a regressar ao espírito típico de uma aldeia beirã escondida no meio da serra, a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram de Norte. Do alto destes montes avistam-se o mar e a ria de Aveiro, bem como outras cidades do Litoral, todo o Vale de Cambra e a Serra da Freita. É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. A paisagem é verde, com as encostas em socalcos e a água como elemento integrador.

As casas em pedra salpicam os recantos que compõem esta região do país.

Com o seu limite Norte nas encostas montanhosas da Serra da Freita e uma configuração irregular, a paisagem caracteriza-se pelos declives dos montes e cabeços, dos quais se destacam os alinhamentos Cumeeira-Lomba Gorda-Trebilhadouro e Barraca-Devesa.

As povoações situam-se abaixo da cota dos 600 metros, distribuídas pelos solcalcos pela encosta abaixo.

 

Património da Freguesia de Rôge

O Trebilhadouro faz parte do lugar de Sandiães, Freguesia de Rôge, com uma área de 19 Km2 e uma densidade populacional de 102 hab/Km2, o que contrasta com o centro do concelho, com 752 hab/Km2. Em Rôge é possível encontrar um património rico quer do ponto de vista de construção, quer de paisagem, nomeadamente o cruzeiro de Rôge, elemento patrimonial de origem setecentista e a igreja adjacente.

Após ter sido desabitada há cerca de 15 anos, a aldeia manteve a sua estrutura.
Na barragem Duarte Pacheco, um local de lazer, conseguimos deixar-nos levar pelo silêncio das águas do rio Caima. Este, encaixado num vale escarpado, proporciona belissímas paisagens fluviais, ao longo das quais se perfilam velhos moinhos e pontes antigas por descobrir.

Do Parque da Capela de Nossa Senhora do Desterro, local de romaria, podemos disfrutar de uma vista fantástica sobre toda a paisagem envolvente.

Venha conhecer-nos e desfrutar de uma estadia memorável e enriquecedora!